O Kenjutsu é a arte de combate com espadas, criada pelos samurais no Japão feudal. Hoje é a arte que transmite mais fielmente os ensinamentos dos samurais em nossos dias, mantendo viva uma tradição iniciada há 600 anos.

Com o passar dos séculos surgiram centenas de estilos de Kenjutsu, muitos deles existentes ainda hoje. Estas escolas (em japonês ryu) conservam as técnicas de seus fundadores na forma de kata, sequências de movimentos em combate que visam preparar os praticantes para todas as situações que encontrará no combate.

O Kenjutsu é um estudo completo das formas de combate com a espada criadas pelos samurais. Um Caminho para a vida toda, com o objetivo de aperfeiçoar-se na luta e na vida.

Para o treino de combate, os praticantes contam com armaduras de proteção chamadas de bogu e espadas de bambu, chamadas de shinai. Estes equipamentos possibilitam que se pratique as técnicas sem o risco de ferimentos.

Com a segurança destes equipamentos, todo o combate segue da mesma forma que na época dos samurais. Os mesmos golpes que eram capazes de encontrar os pontos fracos da armadura, as mesmas posturas de luta, os mesmos estudos de estratégia e, sobretudo, a mesma influência do Bushido.

Hyoho Niten Ichi Ryu – O estilo de Miyamoto Musashi

O Hyoho Niten Ichi Ryu é o estilo de Kenjutsu criado pelo famoso samurai Miyamoto Musashi (1584 – 1645).

Musashi Sensei, como é chamado pelos praticantes do estilo, venceu mais de 60 duelos de vida ou morte, em busca da invencibilidade. As técnicas e estratégias usadas nestes confrontos são ainda hoje preservadas.

Sobretudo são famosas as suas técnicas com duas espadas simultaneamente (Nito), capazes de vencer os adversários mais formidáveis com quem Musashi Sensei cruzou as espadas.

O nome do estilo significa “Estilo de Dois Céus como Um”. Musashi Sensei também foi um importante pintor e escultor em sua época. Em suas obras de arte pode-se ainda hoje captar um lampejo de sua genialidade com a espada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *