A dúvida sobre o que é ou não é arte marcial é gigantesca, principalmente por causa do que geralmente vemos no UFC. Deixo claro, mas respeito quem tem opinião contrária, de que MMA não é arte marcial.

O MMA utiliza apenas um elemento marcial que é a luta, o combate propriamente dito. No MMA não existe filosofia, não existe hierarquia, não existe educação e principalmente não existe respeito. Além do combate, as artes marciais ensinam tudo isso e muito mais aos seus discípulos.

Mas porque estou dizendo tudo isso?

É que no ano passado rolou um vídeo na internet onde um mestre de Tai Chi Chuan enfrentou um lutador de MMA num confronto que durou vinte segundos. A questão é que na China arte marcial é coisa muito séria e o combate colocou em debate, que na minha opinião é completamente sem sentido, as formas tradicionais de luta, diante de técnicas mais modernas, como é o caso do MMA.

Evidentemente que o MMA, quando se fala apenas de luta, é letal para o praticante de apenas uma modalidade de arte marcial e/ou principalmente para uma pessoa leiga. O lutador de MMA é especialista em várias áreas de conhecimento.

Mas o que questiono aqui não é nada disso e minha indignação recai sob alguns colegas de
profissão. No começo do texto eu disse que respeito opiniões contrárias, mas eu tenho o direito de não concordar com todas elas. Alguns dos “amigos” não conseguem enxergar
que arte marcial é uma coisa e MMA é outra.

Arte marcial é a essência que engloba tudo o que eu já descrevi, o MMA é apenas a luta, o esporte, o falatório, o trash talk. Então enquanto não entenderem que uma coisa não tem nada a ver com outra, o diálogo fica comprometido.

Quanto à luta na China entre o mestre de Tai Chi e o lutador de MMA, só posso dizer que
não me causou espanto algum. MCGregor e Aldo, que tem o mesmo tipo de preparação com treinamento de meses para um combate, terminou em apenas 13 segundos. Porque o mestre chinês que não se prepara para lutar e sim para a vida deveria durar mais?

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *